É possível protestar um boleto não pago?

Written by EFIC Soluções

protestar boletos em atraso

Empresas ou pessoas físicas podem protestar um boleto não pago, desde que comprovem a dívida. Isso pode ser feito através de um documento (contrato, nota promissória, duplicata ou nota fiscal), devidamente formalizado e preenchido.

Quando protestar um boleto?

Antes de enviar um boleto par ao Cartório de Protestos de sua cidade, são recomendadas ações de cobrança mais simples, como ligação, visita, e-mail ou mensagem.

Se depois de 30 dias a dívida ainda estiver em aberto, o protesto pode ser a melhor opção para recuperar o valor não recebido.

O que é o protesto?

O protesto é uma forma de cobrança extrajudicial garantido pela Lei Federal 9.492/97. Esta ação é considerada uma das mais eficazes na recuperação das dívidas.

Acima de tudo, o protesto oferece segurança jurídica em casos de cobrança.

Quanto custa protestar um boleto?

O valor do protesto vai depender do cartório da sua cidade. Logo, os preços variam para cada caso e, em algumas situações, todos os custos são pagos pelo devedor.

O credor pode cancelar o protesto, desde que efetue o pagamento dos emolumentos ao cartório onde o solicitou inicialmente.

O que acontece depois de envio para cartório?

Com o apontamento do título, o cartório irá intimar o devedor para pagar a dívida em até 2 dias úteis. Em 50% dos casos, o devedor efetua o pagamento antes de seu título ser efetivamente protestado.

Nesse sentido, depois de enviado para o cartório, será feito o registro do protesto e fornecida certidão desse registro aos órgãos de proteção ao crédito, restringindo o acesso a crédito pelo devedor.

EFIC Soluções

Pretium lorem primis lectus donec tortor fusce morbi risus curae. Dignissim lacus massa mauris enim mattis magnis senectus montes mollis taciti accumsan semper nullam dapibus netus blandit nibh aliquam metus morbi cras magna vivamus per risus.

Cliente é condenado a pagar multa por má fé contra cobrança de banco

Curso Técnicas de Cobrança para o Grupo Peixoto

error: Content is protected !!