Pode penhorar salário do devedor para quitar dívida?

Written by EFIC Soluções

Penhorar salário para quitar dívida

O credor pode penhorar salário para quitação de uma dívida em casos especiais. Apesar de o Código de Processo Civil (CPC) proibir esta medida, quando os devedores possuem rendimentos considerados acima da média, a justiça tem adotado a penhora limitada a até 30% do salário.

Esta medida já foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e tem sido usada nas mais diversas situações, em que fica autorizada a penhora até o limite da dívida.

Quando isso acontece, os valores são descontados pelo empregador. Em seguida, o valor é depositado em uma conta judicial que ficará à disposição do credor.

O Código de Processo Civil (CPC) de 2015 trouxe uma importante mudança na redação do art. 833 que trata da impenhorabilidade. No novo texto não há o termo “absolutamente impenhoráveis”, previsto na norma de 1973, o que permitiria alguma flexibilização.

Quer saber mais? Confira os links abaixo:

EFIC Soluções

Pretium lorem primis lectus donec tortor fusce morbi risus curae. Dignissim lacus massa mauris enim mattis magnis senectus montes mollis taciti accumsan semper nullam dapibus netus blandit nibh aliquam metus morbi cras magna vivamus per risus.

Analista de cobrança: 5 habilidades do profissional de sucesso

Quanto custa uma ação de execução de cobrança?

Deixe um comentário

error: Content is protected !!