Governo regulamenta a emissão de CPR Verde

Written by EFIC Soluções

Governo regulamenta a emissão de CPR Verde

Foi publicado o Decreto Federal n.º 10.828/2021, que regulamenta a emissão de CPR Verde (Cédula de Produto Rural), relacionada às atividades de conservação e recuperação de florestas nativas e de seus biomas.

O que é Cédula de Produtor Rural (CPR)?

A CPR é um título representativo de uma promessa de entrega futura de produtos agrícolas (CPR Física) ou o  seu resgate em dinheiro (CPR Financeira).

O produtor rural emite a CPR em favor do credor que provê adiantamento de recursos para financiar a produção. Por ser um título negociável, a Cédula de Produto Rural confere liquidez tanto ao emissor quanto ao investidor

Qual o objetivo da emissão de CPR Verde?

O objetivo da CPR Verde é aproveitar um instrumento já consolidado para oferecer segurança jurídica a operação de serviços ecossistêmicos.

Com este título de crédito, os produtores receberão recursos por ações que gerem benefícios ambientais. Entre elas, redução de emissões de gases de efeito estufa e desmatamento.

Como os benefícios são apurados?

As metas prometidas na CPR Verde deverão ser certificadas por terceiro e aceitas pelo credor. Posteriormente a CPR será emitida por uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central.

A nova norma não indicou como se mediriam os benefícios prometidos na CPR Verde. Em contrapartida, exige sua certificação por um terceiro, que deverá indicar e especificar os produtos que a lastreiam.

A princípio, o Governo espera gerar concorrência no processo de certificação, com modelos que melhor se encaixem a cada operação.

Como resultado, esta ação deverá atrair fintechs e iniciativas acadêmicas para o mercado de certificação da CPR Verde.

EFIC Soluções

Pretium lorem primis lectus donec tortor fusce morbi risus curae. Dignissim lacus massa mauris enim mattis magnis senectus montes mollis taciti accumsan semper nullam dapibus netus blandit nibh aliquam metus morbi cras magna vivamus per risus.

Como cobrar cheques não pagos?

Lei do Superendividamento

error: Content is protected !!