Analista de cobrança: 5 habilidades do profissional de sucesso

O sucesso de um analista de cobrança não é definido por sua educação formal ou suas experiências anteriores.

Sabemos que os desafios da cobrança exigem muita inteligência emocional para lidar com demandas e negociações cada vez mais complexas.

Por isso selecionei 5 habilidades que, em minha opinião, diferenciam os profissionais de sucesso nesta área.

Vamos a eles!

Quais são as habilidades do analista de cobrança?

1. Flexibilidade

Flexibilidade é capacidade de lidar com mudanças ou situações inesperadas.

Mesmo profissionais experientes podem encontrar dificuldades pelo caminho e “endurecer” diante de dificuldades.

Por isso, analistas de cobrança de sucesso reconhecem suas limitações e atuam de forma proativa para contornar situações complicadas.

2. Habilidade de negociação

Os bons negociadores sabem a diferença entre posições e interesses em uma negociação. Por isso eles sabem valorizar a escuta ativa e a adaptação sob tensão.

Mesmo que o analista de cobrança goste de negociar, ele também reconhece que esta habilidade pode ser aperfeiçoada com a prática.

Assim, este profissional deve estar atento a seus resultados e buscar formas de melhorar como negociador.

3. Capacidade de ouvir

É natural que as pessoas queiram se expressar, e serem compreendidas. Principalmente em cobrança, onde situações diversas podem influenciar o resultado.

De fato, o bom profissional sabe que sua assertividade será proporcional ao entendimento dos argumentos da outra parte.

Por isso mesmo ele dá tanta importância a esta habilidade.

4. Resistência ao conflito

O conflito em negociações aparece quando as partes possuem objetivos semelhantes (por exemplo, quitar o débito), mas divergem sobre poderão alcançá-los.

Geralmente, as pessoas podem responder a uma situação de conflito de 5 maneiras: por meio da competição, compromisso, evasão, colaboração ou acomodação.

Aqueles que se destacam como analistas de cobrança sabem se adaptar e argumentar conforme a reação de seu interlocutor.

5. Argumentação assertiva

Argumentação assertiva significa comunicar-se com clareza. Assim, obtém os retorno esperado, com objetividade e respeito.

O bom analista de cobrança sabe se comunicar de forma firme e objetiva. Por isso, ele se comunica sem gerar ressentimentos ou constrangimentos a outra parte.

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