É possível a penhora de proventos da previdência privada?

Written by EFIC Soluções

Penhora de previdência privada

É permitida a penhora de proventos de previdência privada, desde que seja comprovado que os valores não são utilizados para subsistência do devedor ou sua família.

Em um processo no TJ/SP, um banco propôs execução de título extrajudicial, com fundamento em cédula de crédito bancário no valor de R$ 500 mil.

A penhora foi deferida, considerando que o devedor é beneficiário de uma renda vitalícia de aproximadamente R$ 5,6 mil mensais.

O devedor apresentou impugnação solicitando a liberação do valor penhorado, alegando serem oriundos de aposentadoria de previdência privada. Além disso, o inadimplente afirmou que os valores seriam utilizados para subsistência de sua família.

O relator do TJ/SP, ressaltou a possibilidade de penhora de previdência privada, pois esta não está inclusa nos incisos do CPC dentre as verbas impenhoráveis.

Na decisão, o magistrado lamentou por não ter como enquadrar os valores penhorados como verba alimentar, pois não foi demonstrado que o devedor utilizava os valores para subsistência da família.

Foi considerado que o devedor também é beneficiário do INSS. Assim não seria razoável contar com dois proventos, enquanto o credor permanece sem receber seus o créditos.

EFIC Soluções

Pretium lorem primis lectus donec tortor fusce morbi risus curae. Dignissim lacus massa mauris enim mattis magnis senectus montes mollis taciti accumsan semper nullam dapibus netus blandit nibh aliquam metus morbi cras magna vivamus per risus.

Curso Gestão e Técnicas de Cobrança 7, 8 e 9 de abril

Curso Gestão e Técnicas de Cobrança 27, 28 e 29 de abril

error: Content is protected !!