Protesto em cartório caduca depois de 5 anos?

Written by EFIC Soluções

Prazo de prescrição de protesto

O protesto de um título em cartório não caduca automaticamamente depois de 5 anos. Este prazo de prescrição vem do Código de Defesa do Consumidor e só vale para os cadastros de proteção ao crédito, tipo Serasa e SPC.

O prazo para baixa automática aos 5 anos não se aplica aos cartórios de protesto, que seguem uma legislação específica (Lei nº 9.492, de 10 de setembro de 1997.)

O que acontece com o protesto depois de 5 anos?

O título protestado somente constará em certidões cujo prazo de consulta seja maior que cinco anos.

Se um título foi protestado há 7 anos, por exemplo, ele não será mencionado em certidão de protesto dos últimos 5 anos.

Por isso alguns credores pedem certidões com períodos de até 10 anos ou mais, considerando que podem existir protestos anteriores a 5 anos.

A anotação do cartório de protesto não caduca depois de 5 anos, mas será mantido até o cancelamento ou o pagamento do título.

Como realizar a baixa de um protesto?

O consumidor protestado deverá procurar o cartório ou o credor para regularizar sua situação.

Quem é o responsável pela baixa do protesto em cartório?

É importante lembrar que de acordo com a Lei Nº 9.492, de 10 de setembro de 1997, artigo 26, § 1º e 2º, o procedimento de cancelamento de protesto é de responsabilidade do inadimplente.

Se o credor concedeu a autorização de cancelamento (anuência), o consumidor deve procurar rapidamente o cartório para proceder com a baixa.

EFIC Soluções

Pretium lorem primis lectus donec tortor fusce morbi risus curae. Dignissim lacus massa mauris enim mattis magnis senectus montes mollis taciti accumsan semper nullam dapibus netus blandit nibh aliquam metus morbi cras magna vivamus per risus.

Curso Gestão e Técnicas de Cobrança 23, 24 e 25 de junho

Curso Formação em Recuperação de Crédito 6, 7 e 8 de julho

error: Content is protected !!