CCJ aprova intimação judicial por aplicativo de mensagens

Written by EFIC Soluções

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou (16/06) o Projeto de Lei 1595/20, do Senado Federal, que autoriza a intimação judicial por meio de aplicativo de mensagens. A proposta altera o Código de Processo Civil.

Desde 2017, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) considera válida a utilização do WhatsApp para a comunicação de atos processuais às partes, e alguns tribunais já adotaram o procedimento.

Como funcionará a intimação por aplicativo?

De acordo com o projeto, poderão ser intimados eletronicamente por meio de aplicativo de mensagens multiplataforma os advogados e as partes que manifestarem interesse por essa forma de comunicação.

A intimação será considerada cumprida se houver confirmação de recebimento da mensagem no prazo de 24 horas de seu envio.

A resposta deverá ser encaminhada por meio do aplicativo, em mensagem de texto ou de voz, usando-se as expressões “intimado(a)”, “recebido”, “confirmo o recebimento” ou outra expressão análoga.

Caso não haja confirmação de recebimento no prazo, deverá ser feita outra intimação.

O aceite pelo aplicativo será obrigatório?

Não, podendo as partes requerer e se cadastrar para que, se quiser, possa receber as intimações. Este cadastro poderá ser cancelado a qualquer momento.

Com a medida. espera-se maior fluidez nas intimações, com maior celeridade e ajudar os advogados, o Ministério Público e todas as partes envolvidas nos processos judiciais.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

EFIC Soluções

Pretium lorem primis lectus donec tortor fusce morbi risus curae. Dignissim lacus massa mauris enim mattis magnis senectus montes mollis taciti accumsan semper nullam dapibus netus blandit nibh aliquam metus morbi cras magna vivamus per risus.

É possível negativar débitos depois de um ano?

Curso Gestão e Técnicas de Cobrança 23, 24 e 25 de junho

error: Content is protected !!